h1

Promoções e cirurgia: um plano quase perfeito

Julho 17, 2006

“Adoro quando um plano bate certo!” – dizia o famoso personagem Hannibal dessa mítica série televisiva que dava pelo nome de “A-Team“, “Soldados da Fortuna” em português e “Esquadrão Classe A” na versão posterior, dobrada em português de… outro lugar que não Portugal. Esta era a frase que ele adorava proferir, invariavelmente quando tudo parecia dar para o torto e inclusivamente quando tinha acabado de ser completamente amassado em porrada por um qualquer mercenário com dimensões 16:9.

E vem isto a propósito de quê? Das promoções de verão, que felizmente acontecem cada vez mais cedo tornando-as verdadeiramente úteis e estimulantes do consumo, ou seja, podem as roupas da estação ser adquiridas a preços módicos e aindas a tempo de serem usadas e abusadas antes do fim da época estival. E o meu plano era consolidar a minha colecção de fatos de trabalho com uma peça que até agora não existia em lado nenhum a não ser na minha imaginação e por combinação de diversas características observadas em espécimes com que me fui cruzando na rua. É daquela cor, mas não exactamente aquele tom, é com aquele corte, mas com mais um botão.

Após uma prospecção por várias lojas da especialidade, o mais próximo que tinha ficado de encontrar o que queria, foi no último fim de semana, mas ainda assim sem grande convicção: o tom parecia-me muito claro e havia qualquer coisa de errado com o toque do tecido. Foi então que hoje, durante a tarde, comecei a delinear mais uma operação compra cirúrgica, que caracterizam as minhas melhores aquisições do passado. O plano passava por visitar uma superfície comercial, procurar em duas ou três lojas que já têm ficado com algum do meu dinheiro a espaços e acreditar que o objectivo seria alcançado. A verdade é que foi: entrei na primeira destas lojas e nada; à saída, virei para a esquerda em vez de virar para a direita a caminho da segunda das outras duas; entrei numa quarta loja, onde raramente entro por motivo de falta de tempo (e tempo é dinheiro… e vice versa) e, ao fim de duas tentativas falhadas, com o apoio de um rapaz um pouco snob, mas que até estava interessado em vender e que tinha o talento suficiente para me colocar à frente o que eu estava a tentar descrever sem recurso a termos técnicos, estava atingido o objectivo. O que é deveras extraordinário é que todo o processo demorou mais ou menos o mesmo tempo que a leitura deste post, se excluírmos a parte da marcação das calças para efeitos de subida de baínha, claro está. Ou seja, gastei realmente muito pouco tempo. Se somarmos (ou subtrairmos, dependendo das preferências de sinal) o facto dos artigos em causa estarem sujeitos a 50% de desconto, foi uma compra praticamente instantânea. Saí imediatamente da superfície comercial porque isto de uma boa compra é como uma aposta que se ganha: devemos, com grande velocidade, colocar a maior distância possível entre os “lucros” e a possibilidade de estragar o momento com algo menos que perfeito.

Vinha já eu ao volante do meu carro, a caminho de casa, ainda a congratular-me com o meu talento para o planeamento e a pensar como tinha faro para as compras cirúrgicas, quando num cruzamento não terei passado a mais do que alguns centímetros de uma outra viatura em plena mudança de faixa. Foi por um triz e concerteza graças a um bom dispositivo de ABS e a um par de bons reflexos que o pior não aconteceu. Falo do agravamento do prémio do seguro a que o outro condutor seria sujeito como consequência do mais que provável encontro de posições mas não de vontades. Nenhum de nós parou, nenhum de nós achou que estava com uma côr adequada à troca de argumentos sobre um não acontecimento e lá fomos, cada uma à sua vida. Foi neste momento, vencido o susto e restabelecida a coloração normal da pela, que me ocorreu como é bom quando um plano bate certo!

Deixe uma Resposta

