h1

Heróis da acção linguística

Julho 24, 2006

Diz a senhora atenta e vigilante, preocupada com a segurança do seu próximo, imediatamente após a porta do autocarro se fechar, na paragem do aeroporto:
– “O senhor não viu?!?? Esse meliante que acabou de sair do autocarro meteu-lhe a mão no bolso de trás mesmo antes de sair. Não sentiu nada? Olhe que é capaz de lhe ter roubado a carteira…”
– “Não, nem senti nada. Mas também, não levava nada neste bolso e a carteira tenho-a aqui, no bolso de dentro! Mas a senhora viu ele a meter a mão no meu bolso?”
– “Vi sim senhor! Estes bandidos, ladrões. Isto nesta carreira é uma desgraça, nunca se pode estar descansada porque andam sempre aqui a farejar os mais distraídos.”
Já parados no começo da Av. do Brasil, uma outra senhora, também atenta e preocupada com a segurança da primeira, mas num tom baixo para não chamar a atenção:
– “A senhora tenha cuidado, olhe que pode haver mais por aí e depois vingam-se na senhora.”
– “Ora essa, eu não tenho medo nenhum que me oiçam! Estou a falar verdade. E mais, não tenho medo nenhum porque se algum me tentar roubar, leva troco.”
E a conversa foi seguindo animada em repetições várias sobre os mesmos refrões, e numa busca constante de novos interlocutores, mais ou menos até Entrecampos:
– “Pois, mas olhe que podem andar armados!”
– “Armados? Se se meterem comigo hei-de gritar até alguém me ajudar, e entretanto vai levando porrada… E se vier com faca leva na mesma. É por se calarem as pessoas que eles fazem o que querem, andam por aí à vontade, a roubar quem lhes apetece!! Não senhora, a mim ninguém me cala.”

O que foi inteira e dolorosamente verdade, a senhora não se calou pelo menos até Entrecampos. Não se calou desde que verificou o fecho da porta do autocarro atrás do safado meliante raptor de carteiras, garantindo assim a sua segurança… a dele claro, porque se ela o apanhasse, ai se ela o apanhasse!

Deixe uma Resposta

