h1

Navegação correctiva

Setembro 21, 2006

</ausência forçada>

Quando se trabalha em equipa há, fundamentalmente, dois aspectos a ter em conta: manter todos os elementos focados no destino e com o moral elevado. Tudo o resto decorre naturalmente daí. Seja a solidariedade entre a equipa, a cooperação ou a motivação.

Uma das grandes responsabilidades de um líder, ou de qualquer elemento mais senior, para garantir a manutenção destas condições, é gerir as suas intervenções junto dos elementos da equipa. E refiro-me, claro está, às intervenções de “cobrança”.

Constatei nestes dias duas regras muito importantes para abordar esta gestão de forma eficaz: não intervir demasiado e não deixar ninguém fazer muito trabalho sem avaliações periódicas. A primeira é bastante evidente, pretende evitar o clássico problema da micro-gestão, perguntar agora “então?” para saber se houve evolução em relação à última pergunta de há 5 minutos atrás. Causa nervosismo, suspeição de desconfiança no trabalho e não contribui para o seu avanço.

A segunda regra é mais subtil e, ao contrário da primeira, muito mais difícil de implementar: não é possível adivinhar o momento certo ou o momento mais próximo do certo para efectuar a avaliação junto do elemento da equipa. Porque ninguém tem bolas de cristal e os génios são, geralmente artistas ou cientistas que não trabalham em equipa, a melhor forma de conseguir esta “capacidade visionária” é pela comunicação e estabelecimento de compromissos entre os dois, baseados em estimativas discutidas e acordadas na avaliação anterior.

Assim consegue-se algo mais importante ainda do que uma boa equipa: consegue-se o cumprimento de objectivos individuais e colectivos e o desenvolvimento de pessoas capazes de ultrapassar qualquer obstáculo e levar outras pessoas noutras equipas a cumprirem novas e cada vez mais exigentes metas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: